Quer comprar um ônibus espacial? A Nasa vende
Se você está buscando um veículo seminovo no mercado, você consideraria comprar um com mais de 100 milhões de milhas no odômetro, pintura branca pura e um preço de US$ 28,8 milhões? Provavelmente não. E mesmo se você estivesse disposto a pagar um preço altíssimo como este, as chances de sua garagem não comportar uma nave espacial ao lado do cortador de grama são imensas. Mas há alguns dispostos a pagar o preço e, na maioria das vezes, eles têm o espaço também.
O ônibus espacial Atlantis é o primeiro dos três ônibus restantes aposentar-se oficialmente. Até o final do ano, Discovery e Endeavour o seguirão. A pergunta é: onde eles vão se aposentar? "Estes são os únicos veículos espaciais e eles são verdadeiramente exclusivos, disse o porta-voz da Nasa Allard Beutel. "Cada um é um pouco diferente, e eles são as únicas espaçonaves reutilizáveis do mundo. Eu não posso imaginar uma instituição que não queira tê-los para exibição pública", disse ele à CNN.
Cerca de duas dezenas de museus e instituições dos EUA apresentaram documentos solicitando a posse de uma das máquinas tecnologicamente mais avançadas já construídas - uma jóia para qualquer entidade que pode pagar por ela. "Nós não estamos vendendo, lembre-se. Isto é o que vai custar para limpá-lo, torná-lo seguro para ser apresentado e para ser transportado até o local", disse Beutel. Ou seja, o preço inclui a remoção de quaisquer produtos químicos tóxicos do ônibus espacial e para levá-lo voando a bordo de um avião de transporte 747 até o local.
Algumas das instituições que fizeram ofertas para ficar com um dos três ônibus espaciais são o Museu do Instituto Smithsonian, em Washington, o Museu Intrepid Sea, Air and Space, em Nova York e o complexo para visitantes do Kennedy Space Center , que fica próximo às plataformas de lançamento na Flórida. A Nasa já destinou o mais velho dos três ônibus, o Discovery, para o museu Smithsonian que já abriga uma extensa coleção do programa espacial americano, incluindo os artefatos das missões Mercury, Gemini, Apollo e a nave de testes Enterprise.
Mas o orçamento do Smithsonian não cobre o preço que a Nasa está pedindo pelo Discovery. "Questões sobre os custos associados à transferência do Discovery não foram resolvidas, embora o museu esteja explorando opções", afirmou em nota o Smithsonian. E quem cuidará de uma das naves espaciais não só tem de pagar a Nasa e os custos de transporte, a entidade terá também de construir uma unidade fechada, com temperatura controlada para ser a casa delas.
Os outros candidatos a donos dos ônibus espaciais estão ansiosos para ¿explorar opções¿ também e usam os argumentos que têm para convencer a Nasa a conceder algum benefício.
O Kennedy Space Center, por exemplo, não perdeu tempo."Queremos ter um belíssimo edifício para colocar a nave dentro. Queremos contar a história das pessoas que fizeram com que estes pássaros maravilhosos ficassem prontos para voar," disse Bill Moore, diretor do museu. "Recebemos visitantes de todo o mundo. Quando eles veem um artefato espacial que voou, se emocionam", contou.
Em Manhattan, o aposentado porta-aviões Intrepid descansa. O navio poderoso, que uma vez varreu o Oceano Pacífico para pegar astronautas e cápsulas espaciais após o retorno destes à Terra, está ancorado no museu Intrepid Sea, Air and Space que pode também vir a ser a nova casa de um ônibus espacial. "Nós realmente queremos trazer mais olhos que nos for possível para essas obras-primas tecnológica", disse Susan Marenoff, diretor-executivo do museu .
Marenoff diz que o museu mudaria o jato supersônico Concord, atualmente em exibição, de local para colocar o ônibus no espaço de destaque. O museu espera mais de US $ 106 milhões em benefícios econômicos se conquistar um dos ônibus espaciais.
Mas, talvez todos eles tenham que esperar mais um pouco. Apesar do Atlantis já estar sendo negociado, o segundo ônibus não vai ser tão rapidamente vendido. Ele será preparado para fazer outro voo se necessário, como uma missão de resgate no futuro. Naturalmente, a Nasa espera nunca precisar fazer essa missão. E quando, finalmente, os outros dois ônibus chegarem com segurança à Terra pela última vez, serão preparados para a entrega em perfeitas condições. Bem, quase, disse Beutel, da Nasa. "Em perfeitas condições estaria se não tivesse viajado mais de 115 milhões de milhas em um período de 25 anos."