PUBLICIDADE

Super cola no cérebro salva bêbe com uma semana de vida

31 mai 2010 - 18h05
(atualizado às 20h03)
Compartilhar

Alfie tinha apenas uma semana de vida, quando precisou ser submetido a uma cirurgia de alta complexidade - ele nasceu com malformação da veia de Galeno.

Criança nasceu com uma uma rara doença, a malformação da Veia de Galeno
Criança nasceu com uma uma rara doença, a malformação da Veia de Galeno
Foto: O Dia

Alyssa estava grávida de gêmeos e precisou de uma cesariana na 33ª semana de gestação, por conta de problemas na formação de um dos bêbes. Logo após o parto, Alfie foi levado para o Hospital de Great Ormond, na Inglaterra.

Lá foi constatado que o bêbe tinha uma rara doença, a malformação da Veia de Galeno e que somente uma operação poderia salvá-lo. Antes da cirurgia os médicos chamaram a mãe do bebê e falaram da dificuldade que enfrentariam. Segundo eles dos quatro procedimentos cirúrgicos daquele tipo realizado com bebês, nenhum deles foi bem sucedido. Mesmo assim Alyssa decidiu correr o risco. "Era a minha única esperança", disse ela.

A equipe médica teve que deslizar um cateter da largura de um fio de cabelo através do seu cérebo e usaram uma espécie de super cola para selá-lo ao longo da artéria.

Cinco meses depois, Alfie foi operado novamente. E agora, com nove meses e "por um milagre" como diz sua mãe, ele está em casa e não precisa mais de tratamento. "Parece difícil de acreditar mas a super cola salvou a vida do meu filho", comemorou Alyssa.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade