Cientistas encontram duas novas espécies de anfíbios no Panamá

27 mai 2010 - 09h10

Durante estudos para tentar combater uma doença mortal que tem dizimado mais de 100 espécies de anfíbios, os cientistas do Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) descobriram duas novas espécies de rãs no Panamá. As novas espécies, batizadas de educatoris Pristimantis e Pristimantis adnus, foram localizadas pelos investigadores no parque Nacional Omar Torrijos e na província de Darien, próxima da fronteira colombiana, respectivamente.

Na imagem, os machos da adnus Pristimantis (dir.) medem cerca de 2 cm de comprimento. A espécie educatoris Pristimantis (esq.) pode medir de 2 a 4 cm de comprimento
Foto: EFE

Em 1989, os pesquisadores perceberam que sapos estavam morrendo ao redor do mundo. Em seguida, eles identificaram a causa: uma doença fúngica chamada chytridiomycosis.

Roberto Ibanez, pesquisador no STRI e diretor do Projeto de Conservação, disse que o objetivo é encontrar e identificar os animais antes que a doença chegue até eles. Assim, tentar descobrir mais sobre esse fungo que tem o poder de devastar todo um grupo de organismos. "É desolador ver os animais serem extintos antes mesmo de descobrirmos o que causa essa doença."

Com informações de agências internacionais