PUBLICIDADE

Espécie de ave de Madagascar é declarada extinta

26 mai 2010 - 19h18
(atualizado às 19h19)
Compartilhar

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), anunciou a extinção do mergulhão de Alaotra (Tachybaptus rufolavatus). Segundo a organização, a população da ave era restrita à uma pequena área do leste de Madagascar e a espécie teve um rápido declínio após uma espécie carnívora de peixe ser introduzida nos lagos em que vivia.

Ave foi declarada extinta. Segundo organização, a espécie sofreu com animais invasores e com ação de pescadores
Ave foi declarada extinta. Segundo organização, a espécie sofreu com animais invasores e com ação de pescadores
Foto: Divulgação

Além da espécie invasora, a ave ainda sofria concorrência de pescadores que usavam redes e outros pássaros. "Não há esperança para essa espécie. É outro exemplo de como as ações humanas podem ter consequências imprevistas", diz Leon Bennun, um dos diretores da instituição.

A organização afirma que outras aves correm risco com a introdução de espécies invasoras, como é o caso da Cyanolimnas cerverai, de cuba. Esse animal sofrem com mangustos e peixes que não são naturais da região.

o Gymnotus omarorum na verdade já era conhecido há décadas e era modelo de estudos, mas era erroneamente nomeado como sendo um Gymnotus carapo, mas neurofisiologistas uruguaios descobriram que na realidade era uma espécie diferente. Segundo o instituto, esse caso é um exemplo de como conhecemos pouco sobre a biodiversidade, já que um "modelo de estudos" passou décadas sem ser corretamente descrito. Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade