Teia de aranha é 100 vezes mais pegajosa do que se pensava

17 mai 2010 - 17h43

As gotículas que deixam a teia de aranha pegajosa tem uma força aderente 100 vezes maior do que se pensava, segundo um estudo publicado na Nature Communications. Os pesquisadores da universidade americana de Akron descobriram que a substância composta de glicoproteínas sem comporta como um composto sólido, com propriedades tanto viscosas como elásticas e tem uma grande força.

Perereca "Pinóquio" foi encontrada durante expedição a Nova Guiné em 2008. Os resultados desse trabalho foram apresentados nesta segunda-feira
Foto: Reuters

Os cientistas descobriram ainda que essa substância atua diferentemente conforme a força e velocidade com que a presa tenta escapar. Se ele tenta fugir lentamente, ela age como uma borracha, mais resistente, o que dá tempo para a aranha capturar a presa. Quanto mais intensa é a puxada, mais fortes ficam as propriedades adesivas, o que permite que mesmo animais mais rápidos, como insetos voadores, fiquem aprisionados.