inclusão de arquivo javascript

 
 

Acupuntura é eficaz contra a artrite, diz estudo

20 de dezembro de 2004 21h21

Um estudo americano publicado hoje pela revista Annals of Internal Medicine mostra a eficácia da acupuntura no tratamento de artrite no joelho. "Pela primeira vez, um teste clínico demonstrou que a acupuntura reduz a dor e o desequilíbrio funcional da osteoartrite no joelho", disse Stephen Straus, diretor do Centro Nacional para a Medicina Alternativa e Complementar.

O tratamento foi aplicado em 570 pacientes de mais de 50 anos que tinham esse tipo de artrite, em um estudo realizado por Brian Berman, da Escola de Medicina da Universidade de Maryland. Todos tinham dores mas nunca tinham testado o método, operado o joelho ou utilizado esteróides.

No segundo mês de tratamento, os pacientes submetidos à acupuntura podiam movimentar melhor o joelho. Depois de 14 semanas, a dor diminuiu bastante em comparação com outros dois grupos que tinham o mesmo problema mas não receberam o tratamento, disseram os pesquisadores.

"Os resultados indicam que a acupuntura pode servir como complemento efetivo para um atendimento médico tradicional e melhorar a qualidade de vida dos que sofrem de osteoartrite no joelho", disse Strauss. "Esta pesquisa estabelece que a acupuntura é um complemento efetivo do tratamento convencional contra a artrite e pode ser usada como parte de um tratamento multidisciplinar para tratar sintomas da artrite", disse Berman.

Segundo Stephen Katz, diretor do Instituto Nacional da Artrite e das Doenças Músculo-esqueléticas e da Pele, calcula-se que nos EUA cerca de 20 milhões de pessoas sofrem de artrite no joelho, uma das principais causas da incapacidade física nos adultos do país.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.