Cientistas descobrem morango que pode crescer no espaço

4 mai 2010 - 21h08

Um estudo da universidade Purdue, nos Estados Unidos, financiado pela Nasa - a agência espacial americana - descobriram um tipo de morango, chamado de seascape, que precisa de poucos cuidados e energia e pode crescer e ser colhido durante as missões espaciais.

Os pesquisadores Gioia Massa, Cary Mitchell e Judith Santini afirmam que a variedade de morango encontrada pode ser cultivada no espaço
Foto: Divulgação

"Podemos fazer crescer esses morangos em um fotoperíodo menor do que pensávamos e ainda assim conseguir o mesmo rendimento", diz Gioia Massa, que participou da pesquisa.

De acordo com a universidade, a variedade pesquisada não diferencia a duração do dia ¿ os pesquisadores testaram períodos em que plantas ficou 20 horas exposta ao sol e outras ficaram 10 horas expostas e o resultado para a produção dos morangos foi a mesma.

Os pesquisadores afirmam que essa variedade é uma grande candidata a ser cultivada no espaço porque segue os requisitos da Nasa - é relativamente pequena, reunindo restrições de massa e volume.

Os cientistas afirmam que o próximo passo é testar com cultivos que utilizam luzes de LED, hidroponia e diferentes temperaturas.