Descobertos buracos negros que "sobreviveram" a irmão maior

30 abr 2010 - 18h18

Imagens dos telescópios Chandra, da Nasa, e XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostram indícios de dois buracos negros de massa intermediária que "sobreviveram" a um buraco negro supermassivo. Segundo os cientistas, estas descobertas podem ajudar a explicar o crescimento dos buracos negros supermassivos que são encontrados nos centros das galáxias, inclusive na Via Láctea.

Chandra registrou os dois buracos negros, que são vistos nos dois pontos mais brilhantes, no centro do quadro em destaque
Foto: Nasa / Divulgação

De acordo com a Nasa, é o primeiro caso em que há boas evidências para mais de um buraco negro de tamanho média em uma única galáxia, no caso, a M82. Um deles, chamado de X42.3+59, tem uma massa estimada entre 12 mil e 43 mil vezes a do Sol e está a uma distância projetada em 290 anos-luz do centro do aglomerado de estrelas.

De acordo com os cientistas, a essa distância, se o buraco negro nasceu ao mesmo tempo que a galáxia e sua massa era de aproximadamente 30 mil vezes a do Sol, ele deveria ter sido atraído para o centro da galáxia, mas "escapou". O outro buraco negro, o X41.4+60, está a 600 anos-luz do centro da M82 e teria entre 200 e 800 vezes a massa do Sol.

Segundo a Nasa, o resultado é interessante porque pode ajudar a esclarecer como se formam os buracos negros supermassivos que são encontrados nos centros das galáxias. A M82 está a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra e é o lugar mais próximo onde as condições são similares àqueles do universo jovem, com uma grande quantidade de formação de estrelas.