PUBLICIDADE

Aquário cria raro sapo mortal que seria alternativa à morfina

1 mai 2010 - 12h22
Compartilhar

Uma rara espécie de sapo que tem menos de 1 cm e é encontrada na América do Sul foi reproduzida em cativeiro com sucesso no aquário Blue Reef, em Portsmouth, no Reino Unido, pode ser uma alternativa 200 vezes mais poderosa que a morfina para bloquear a dor, além de não viciar e não ter outros efeitos colaterais sérios. Contudo, o estudo é delicado, já que essa substância é um veneno, um dos mais poderosos dos anfíbios e que pode matar um homem. As informações são do The Guardian.

Formigas se alimentam de substância produzida pelo <i>Guayaquila xiphias</i>, que produz uma camuflagem química que leva as formigas a acharem que eles são plantas
Formigas se alimentam de substância produzida pelo Guayaquila xiphias, que produz uma camuflagem química que leva as formigas a acharem que eles são plantas
Foto: G. Bieber / Divulgação

"Cientistas descobriram que o extrato da pele do sapo fantasmagórico venenoso, Epipedrobates tricolor, pode bloquear a dor 200 vezes mais efetivamente que a morfina, sem vício e outros graves efeitos colaterais e nós estamos felizes em sermos capazes de criar ele com sucesso aqui em Portsmouth", diz Jenna MacFarlane, representante do aquário.

"É indispensável que nós consigamos reproduzir exatamente o seu ambiente selvagem para que a espécie cresça em cativeiro e é uma conquista real eles se reproduzirem em cativeiro", diz Jenna. Segundo a reportagem, a espécie é considerada em risco de extinção e pode ser encontrada em apenas sete lugares das encostas ocidentais dos Andes equatorianos.

"Esse belos sapos estão em ameaça crescente devido à perda de seu habitat e à poluição. Eles passaram pela fase de desenvolvimento e agora parecem réplicas em miniatura de seus pais", afirma Jenna.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade