PUBLICIDADE

China preservará lances mais antigos da Grande Muralha

25 abr 2010 - 11h00
(atualizado às 11h14)
Compartilhar

Os arqueólogos chineses estão há meses identificando os lances mais antigos da Grande Muralha, construídos há 2.780 anos, com o objetivo de iniciar os trabalhos de restauração, informou hoje a imprensa chinesa.

As partes mais antigas da fortificação datam de 770 e 476 a.C., período do estado de Qi, por isso que os arqueólogos denominam a Grande Muralha de Qi.

Depois de sete meses de pesquisas, os cientistas chegaram à conclusão que o lance mais antigo mede 620 quilômetros de longitude e se estende de Jinan, capital da província oriental de Shandong, até Qingdao, cidade litorânea dessa mesma província.

Segundo assinalou o arqueólogo Li Zhenguang à agência de notícias Xinhua, o resultado das pesquisas será a base para a preservação desse lance de muralha, que sofreu constantes danos por parte dos moradores da região.

Uma vez identificada o percurso e a localização de toda a Grande Muralha, será possível estabelecer um sistema para pedir aos governos locais que se responsabilizem por casos de vandalismo, explicou Li.

A pesquisa faz parte do plano de preservação da Grande Muralha iniciado pela Administração estatal do Patrimônio Cultural.

Segundo esta agência governamental, os conhecimentos que se têm sobre a Grande Muralha são muito limitados, por isso que é necessário explorar mais para elaborar uma base de dados completa de cara a sua preservação.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade