PUBLICIDADE

Pedido de desculpa pode causar problemas cardíacos em homens

19 abr 2010 - 16h06
(atualizado às 16h17)
Compartilhar

Cientistas afirmam que mulheres que recebem um pedido de desculpas sofrem menos estresse e dano potencial ao coração do que aquelas que não recebem. O pulso de uma mulher volta 20% mais rápido ao normal após um oportuno pedido de perdão do que sem. Já para os homens, o pedido de desculpas pode causar problemas. As informações são do Daily Mail.

Por outro lado, a pesquisa indica que o coração dos homens demora mais tempo para se recuperar após receber um pedido de desculpas, o que sugere que eles ficam mais irritados quando há admissão de culpa.

O experimento

Participaram da pesquisa 29 homens e 59 mulheres que tiveram monitorada a pressão arterial diastólica - que é a pressão entre os batimentos cardíacos que, se for persistentemente alta, pode provocar problemas como paradas cardíacas.

Durante o experimento, foi pedido a todos os participantes que resolvessem individualmente um problema matemático. Eles foram avisados que teriam cinco minutos para fazê-lo, contudo, os cientistas interrompiam após dois minutos e afirmavam que o participante deveria se apressar. Eles foram interrompidos mais duas vezes antes do fim do tempo e, no final, os pesquisadores diziam: "obviamente, você não é bom o suficiente".

Dois minutos após o fim do teste, sem parar de monitorar a pressão, os pesquisadores pediam desculpas a metade dos participantes. Por um lado, o resultado das mulheres indicou que a pressão retornava ao normal cerca de 20% mais rápido do que daquelas que não receberam o pedido de desculpas, enquanto a dos homens levava 20% a mais para normalizar. De acordo com os pesquisadores, o estudo indica que há potencial benefício à saúde pedir desculpas e perdoar.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade