Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 vc repórter: Rio Grande do Sul sedia conferências de arqueologia
16 de abril de 2010 19h28

A cidade de Rio Grande (RS) será sede do I Ciclo Sul-Americano de Conferências de Arqueologia Pré-Histórica. O encontro, inédito, fará parte da II Semana Acadêmica de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a ser realizada entre 24 e 28 de maio.

Segundo a organização do evento, o objetivo principal das conferências é conscientizar toda a comunidade sobre o legado que nossos antepassados pré-históricos nos deixaram como herança cultural.

Os debates visam relatar experiências de estudos sul-americanos no campo da pesquisa e valorização do patrimônio arqueológico dos primeiros vestígios da presença humana na América do Sul. Também haverá no evento três mini-cursos sobre indústria lítica e lascamento, conservação e restauro e métodos de datação em arqueologia.

Entre os especialistas participantes, estão Denis Vialou, diretor do Museu Nacional de História Natural de Paris, Eric Boeda, pesquisador da Universidade de Paris, e Eduardo Neves, presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira.

O curso de Arqueologia da FURG surgiu no segundo semestre de 2008 e foi o primeiro aberto na região Sul.

O internauta Cleiton Silveira, de Alvorada (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter