PUBLICIDADE

Estudo: substância achada no leite materno combate espinhas

16 abr 2010 - 17h51
(atualizado às 17h55)
Compartilhar

Um produto natural que pode ser encontrado no leite materno e no óleo de coco - o ácido láurico - pode ser uma nova possibilidade no tratamento das acnes. Uma estudante de PhD em bioengenharia da universidade de San Diego, nos Estados Unidos, criou um sistema no qual bombas do ácido são "entregues" diretamente à bactéria que causa a acne comum - a Propionibacterium acnes. As informações são do Science Daily.

A pesquisa da estudante tailandesa Dissaya "Nu" Pornpattananangkul permite um tratamento sem os efeitos colaterais dos atuais, que podem causar vermelhidão e queimação nos pacientes.

De acordo com a pesquisa, o tratamento consiste em utilizar nanopartículas de ouro presas às bombas de ácido. As partículas de ouro, ao chegar à membrana da bactéria, "entregam" as bombas que matam o microorganismo.

"Entregas precisas de remédios em nanoescala e aplicadas topicamente podem significar um acréscimo ao tratamento de infecções bacterianas de pele. Pela entrega dos medicamentos diretamente à bactéria de interesse, esperamos aumentar a eficácia e minimizar os efeitos adversos", diz o professor de nanoengenharia Liangfang Zhang, que afirma também que, por todos os produtos serem naturais e aprovados para o uso clínico, espera que ocorram testes em humanos em um futuro próximo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade