PUBLICIDADE

LHC volta à ativa e já deve iniciar primeira fase de operação

22 mar 2010 - 13h31
(atualizado às 13h41)
Compartilhar

O grande acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider, em inglês) está prestes a iniciar a primeira fase de sua operação, que deve durar vários meses. A esperança dos cientistas é conseguir explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço. As informações são do jornal espanhol El País.

Na semana passada, os pesquisadores já colidiram pela primeira vez dois feixes de prótons - circulando quase na velocidade da luz no sentido oposto - a uma energia de 3,5 elétron-volts. "Tudo funciona corretamente e estamos vendo quando conseguiremos as primeiras colisões de partículas com esta energia, que pode ser em breve", afirmou ao jornal espanhol Rolf Heuer, diretor do Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern), em Genebra.

Não existe nenhum acelerador no mundo que alcance a energia de 7 TeV, embora esteja prevista uma potência bem maior para o LHC. O LHC por mais de um ano esteve parado por causa de uma avaria grave sofrida em setembro de 2009. No ano passado, iniciou com êxito o seu funcionamento com baixa energia.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade