PUBLICIDADE

Nave Soyuz TMA-16 deixa a Estação Espacial Internacional

18 mar 2010 - 06h38
(atualizado às 08h29)
Compartilhar

A nave Soyuz TMA-16, com o cosmonauta russo Maxim Surayev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, se desenganchou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e partiu em sua viagem de volta à Terra, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A estadia de Surayev e Williams na plataforma orbital durou 169 dias, quatro horas e oito minutos. Está previsto que a nave aterrisse às 14h23 hora de Moscou (8h23 de Brasília) nas estepes do Cazaquistão, a cerca de 60 quilômetros da cidade de Arkalik, disse um porta-voz do CCVE à agência oficial russa RIA Novosti.

Na véspera, Williams passou o comando da ISS ao cosmonauta russo Oleg Kotov, que, seguindo a tradição, tocou o sino da plataforma orbital. Após a saída de Surayev e Williams, permanecem na ISS o comandante Kotov, o engenheiro de bordo japonês Soichi Noguchi e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à plataforma no final de dezembro passado.

A tripulação será completada em abril, com os três astronautas da expedição número 24, cuja saída rumo ao espaço a bordo da Soyuz TMA-18 está prevista para o dia 2.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade