PUBLICIDADE

ONU considera Declaração de Bali um avanço após a COP15

1 mar 2010 - 17h18
(atualizado às 17h25)
Compartilhar

Cerca de dois meses depois da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), ministros do meio ambiente de mais de 130 países assinaram a Declaração de Nusa Dua, durante o Fórum Ministerial Global sobre Meio Ambiente, em Bali (Indonésia).

O tratado firmado na quinta-feira, 26 de fevereiro (na sessão de encerramento do encontro), busca expressar o compromisso dos governos no que diz respeito ao combate à degradação ambiental. O texto aborda desde a conservação da biodiversidade até a gestão do lixo eletrônico, além da necessidade de adaptação de uma economia "verde".

De acordo com o documento, um painel intergovernamental voltado para a verificação dos avanços científicos e os progressos dos governos também será criado - "para que este possa legislar com coerência e rapidez".

Para o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, a Declaração de Nusa Dua ajudará a fomentar uma "arquitetura de governo global" que possibilite uma luta mais eficaz contra as mudanças climáticas. Ele assinalou que tal acordo indica que o mundo voltou a encontrar uma "voz coletiva" depois da frustração gerada durante a COP-15.

Bons ares
A repercussão negativa causada em razão do fracasso em Copenhague tem feito com que os governos sinalizem uma mudança de postura. Em abril, a Alemanha sediará uma série de reuniões extras da ONU sobre o clima. "Há uma atmosfera positiva e construtiva, e todas as partes estão ansiosas para seguir adiante com as negociações", destacou Lykke Friis, ministra de Clima e Energia da Dinamarca.

Ainda em 2010 será realizado o Fórum das Grandes Economias (MEF, na sigla em inglês), no qual o tema em pauta será as mudanças climáticas e os impactos do aquecimento global. Na ocasião, estarão reunidos representantes dos 17 maiores poluidores mundiais. Em dezembro está prevista a realização da COP-16, em Cancún (México).

Fonte: EcoDesenvolvimento
Compartilhar
TAGS
Publicidade