PUBLICIDADE

Apesar do mau tempo, Endeavour aterrissa na Flórida

22 fev 2010 - 00h28
(atualizado às 08h28)
Compartilhar

A tripulação da nave Endeavour conseguiu aterrissar nesta segunda no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, apesar do mau tempo que chegou a ameaçar o desvio da aterrissagem para a base aérea de Edwards, na Califórnia.

A nave aterrissou no Cabo Canaveral apesar do mau tempo
A nave aterrissou no Cabo Canaveral apesar do mau tempo
Foto: AFP

A nave, que desenvolveu uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), para onde viajou carregada com um novo módulo, pôde aterrissar no centro Kennedy após a Nasa (agência espacial americana) constatar que a situação meteorológica, que ameaça com chuvas e céu encoberto na Flórida, era mais estável do que estava previsto.

A aterrissagem aconteceu às 22h20, na hora local (0h20 de segunda-feira de Brasília), como estava previsto. Nesta missão viajaram o comandante da nave George Zamka, de origem colombiana, acompanhado pelo piloto Terry Virts, e os especialistas Nicholas Patrick, Robert Behnken, Stephen Robinson e Kathryn Hire.

A missão que a Endeavour acaba de concluir serviu para levar e instalar na ISS um novo módulo, o Tranquility, de construção europeia e dotado de um pequeno luxo, um mirante panorâmico com uma vista privilegiada da Terra e do Espaço.

O Tranquility acrescentou ao complexo orbital um volume de 800 metros cúbicos e nove dormitórios, além da cúpula de seis janelas dos lados e uma em seu extremo superior. A Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a quase 400 quilômetros de altura, fica assim 90% completa depois da instalação do módulo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade