PUBLICIDADE

Estudo: ovário policístico aumenta risco de diabetes e obesidade

17 fev 2010 - 11h52
Compartilhar

Mulheres com síndrome de ovário policístico têm sete vezes mais risco de ter diabetes e podem desenvolver a doença 10 anos mais cedo do que as outras. O alerta é do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Cerca de 28% das pacientes com a síndrome atendidas no hospital sofrem de riscos metabólicos,obesidade ou diabetes.

Segundo o ginecologista do HC, Gustavo Arantes Maciel, as portadoras devem ser cuidadosamente avaliadas para identificar riscos de diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

"A síndrome atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, o impacto na saúde é grande. É preciso investigar fatores de risco, como glicose, colesterol, triglicérides e pressão. A circunferência abdominal também deve ser analisada", diz.

Sintomas
O ovário policístico é um distúrbio benigno que normalmente se inicia na puberdade e tem controle medicamentoso. Os sintomas são irregularidades na menstruação, aumento de acnes e pelos no tórax, queixo, buço, abdômen e coxas. O problema é a causa mais comum de infertilidade e aumento de peso.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade