PUBLICIDADE

"Gato-robô" da Inglaterra tem 1ª prótese de joelho do mundo

25 jan 2010 - 16h25
(atualizado às 16h40)
Compartilhar

Um gato se tornou o primeiro felino do mundo a receber uma prótese artificial de joelho após ter sido atropelado por um carro em Petworth, no condado de West Sussex, na Inglaterra. Depois de encontrar o animal perto da morte, veterinários obtiveram sucesso em uma cirurgia pioneira de reconstrução dos membros em que implantaram uma prótese especial de aço. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Gata Missy, 8 anos, recebeu uma prótese de metal, com 7 cm de comprimento, que funciona como os ligamentos do joelho destruído após um atropelamento
Gata Missy, 8 anos, recebeu uma prótese de metal, com 7 cm de comprimento, que funciona como os ligamentos do joelho destruído após um atropelamento
Foto: Daily Mail / Reprodução

Missy, 8 anos, também chamada de "gato-robô", teve fraturas em duas pernas - uma delas quebrada em oito lugares. Ela foi encontrada ferida por seus proprietários dois dias após um sumiço. Segundo o veterinário Noel Fitzpatrick, "a colocação de um joelho artificial em gatos jamais havia sido feita".

Fitzpatrick disse que a prótese, com 7 cm de comprimento, é feita de duas peças de aço inoxidável unidas por um mecanismo articulado ligado ao ossos da coxa e da tíbia, de modo a substituir os ligamentos do joelho.

"A coisa mais difícil da operação foi criar os implantes em miniatura e combinar as articulações de movimento para permitir que o gato caminhe, corra e salte, como a espécie gosta de fazer", afirmou. "Um paciente humano com uma substituição do joelho, provavelmente, ande e talvez até possa correr, mas raramente poderá saltar, disse.

Após doze semanas de tratamento, Missy passa bem e já está em casa para receber o carinho dos seus proprietários.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade