PUBLICIDADE

Nasa adia lançamento de telescópio por problema em motor

11 dez 2009 - 16h56
Compartilhar

A Nasa adiou para a próxima segunda-feira o lançamento do telescópio espacial Wise, previsto anteriormente para hoje, por um problema em um dos motores de propulsão.

O Wise (cujo nome vem da sigla em inglês para Explorador de Estudos em Infravermelho) vai partir com a missão de detectar a presença de objetos próximos à Terra e confeccionar um mapa do céu a partir de câmeras infra-vermelhas.

O lançamento estava previsto para as 12h33 (horário de Brasília) na base Vandenberg, da Força Aérea americana, no estado da Califórnia, e foi remarcado para as 12h09 de segunda-feira.

Os responsáveis pela missão já estão trabalhando para resolver o problema. Uma peça do motor que acreditam ser a causadora da falha técnica será substituída.

A única preocupação para hoje era o tempo, já que nuvens espessas ameaçavam adiar em um dia a partida, mas, segundo os meteorologistas da Nasa, as previsões para na segunda-feira são favoráveis.

O telescópio foi instalado na quarta-feira em um foguete, que será encarregado de colocá-lo em órbita, a 525 quilômetros de distância da terra, para a captação, durante nove meses, de milhões de imagens que permitirão traçar um mapa do céu.

Segundo explicou a Nasa, as câmeras do telescópio vão focar inicialmente os chamados "objetos próximos" à Terra, ou seja, cometas e asteroides cujas órbitas em torno ao Sol os aproximam a nosso planeta.

O Wise vai proporcionar dados sobre seu tamanho e composição e responderá muitas dúvidas através de informações que não podem ser obtidas por telescópios de luz visível.

As câmeras serão dirigidas também para os pontos mais distantes do universo para estudar galáxias, buracos negros e poeira cósmica que não podem ser detectados a partir da luz visível, e permitirão aos cientistas saber mais sobre a formação das galáxias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade