Buracos negros poderiam originar galáxias, diz estudo

2 dez 2009 - 16h34
(atualizado em 3/12/2009 às 09h30)

Uma das perguntas que mais intrigam astrofísicos diz respeito à relação causal entre buracos negros e galáxias. Qual deles vem primeiro? O buraco negro, essa força monumental que tende a sugar tudo ao seu redor, ou as galáxias, esses gigantescos complexos estelares, no meio dos quais encontramos buracos negros? Um novo estudo, feito a partir de observações de um buraco negro solitário, sem estrelas muito perto de si, lança luz à hipótese de que seriam eles que formariam as galáxias - e não o contrário. As informações são do European Southern Observatory.

Ilustração do buraco negro criando a sua própria galáxia
Foto: Divulgação

De acordo com o estudo, feito por cientistas franceses, alemães e belgas, esse buraco negro estaria construindo uma galáxia em torno de si. Essa galáxia seria rica em jovens e brilhantes estrelas e estaria aumentando a uma taxa de 350 estrelas por ano - valor 100 vezes mais alto que o registrado em galáxias comuns. Um quasar (pequeno ponto altissimamente energético, como o buraco negro, ligado à origem de sistemas de estrelas) contribuiria enviando altas quantidades de energia através de um feixe de partículas e gases, formando a galáxia.

Essa hipótese, por sua vez, permitiria entender, de acordo com o David Elbaz, um dos responsáveis pelo estudo, por que buracos negros localizados no centro de grandes galáxias teriam, por sua vez, uma massa igualmente grande. O estudo, entitulado "Galáxias formadas por quasares: um novo paradigma?" ("Quasar induced galaxy formation: a new paradigm?"), está publicado no Astronomy & Astrophysics Journal.