PUBLICIDADE

Nasa se prepara para 2ª tentativa de lançamento do Ares 1-X

28 out 2009 - 09h39
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

A Nasa, agência espacial americana, completou a remoção do andaime rotatório em torno do protótipo de foguete Ares 1-X, que ficou pronto para uma segunda tentativa de lançamento em um teste de dois minutos que custará mais de US$ 435 milhões.

Os meteorologistas da Nasa previram que haverá apenas 40% de probabilidades de condições favoráveis ao lançamento, que foi marcado para as 11h08 de Brasília, no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

O período favorável para o lançamento do Ares 1-X se estende até as 14h de Brasília. Os técnicos revisaram todos os sistemas do protótipo de foguete, após uma noite de tempestades na região que incluiu pelo menos 154 raios em um raio de cerca de oito quilômetros da rampa 39B de Cabo Canaveral.

O foguete Ares é crucial para os planos de prospecção espacial da Nasa e substituirá as naves que serão retiradas de serviço no próximo ano. A principal preocupação - e causa das demoras e adiamento do lançamento ontem - continua sendo as condições meteorológicas. Esta manhã, havia sobre o Centro Espacial Kennedy muitas nuvens.

As normas da Nasa proíbem os lançamentos de foguetes nessas condições, já que a passagem do foguete através do manto de nuvens pode causar a criação de eletricidade estática, o que pode danificar os instrumentos do míssil.

Veja como foi construído o foguete Ares 1-X:
EFE   
Compartilhar
Publicidade