PUBLICIDADE

ESO capta imagem de uma das galáxias mais próximas da Terra

14 out 2009 - 18h23
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

O Observatório Europeu do Sul (ESO) captou uma nova imagem da pequena galáxia Barnard, também conhecida como NGC 6822, vizinha da Terra. Barnard está localizada a uma distância relativamente curta do planeta azul, de cerca de 1,6 milhões de anos-luz, e é integrante do Grupo Local - arquipélago estelar onde também está situada a Via Láctea. As informações são do Terra Chile.

A galáxia Barnard, também conhecida como NGC 6822, está localizada a uma distância relativamente curta da Terra, de cerca de 1,6 milhões de anos-luz
A galáxia Barnard, também conhecida como NGC 6822, está localizada a uma distância relativamente curta da Terra, de cerca de 1,6 milhões de anos-luz
Foto: ESO / Divulgação

Para fotografá-la, os cientistas utilizaram a câmera especial do telescópio MPG/ESO, de 2,2 m, instalado no centro de observação astronômica de La Silla, em Coquimbo. Batizada com o nome do seu descobridor, o astrônomo americano Edward Emerson Barnard, os pesquisadores classificam a NGC 6822 como uma galáxia anã irregular devido à forma rara e ao tamanho relativamente pequeno em relação aos padrões galácticos.

Barnard tem um tamanho correspondente à décima parte da Via Láctea e possui 10 milhões de estrelas em seu redor, quantia abaixo das 400 milhões de estrelas que os astrônomos estimam que existam na galáxia da Terra.

As nebulosas avermelhadas presentes na imagem identificam zonas de ativa formação estelar, onde as nuvens de gás ao redor são esquentadas por novas estrelas quentes. Na parte superior esquerda da foto, também se destaca uma nebulosa em forma de bolha. No centro, encontram-se estrelas massivas quentes que geram a estrutura brilhante em forma de anel vista na imagem.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade