Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 Estudo afirma que brasileiros têm DNA 80% europeu
06 de outubro de 2009 12h31 atualizado às 12h35

O brasileiro está mais para europeu do que africano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Católica de Brasília. Segundo o trabalho, publicado na revista científica American Journal of Human Biology, ancestrais europeus respondem por quase 80% da herança genética da população. Na região Sul do País, a contribuição genética europeia chega a 90%.

A notícia pode surpreender, mas é preciso levar em conta o fato de que poucas dezenas de genes - entre os 20 mil estimados - coordenam as diferenças de pele, cabelos e olhos. Segundo a pesquisa, é possível que a contribuição pequena das outras etnias seja suficiente para caracterizar a aparência de muitos brasileiros.

Os resultados foram obtidos com amostras de 200 pessoas. Os voluntários conseguiram na Justiça o direito de ter seu DNA examinado em testes de paternidade.

O Dia
O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.