PUBLICIDADE

Rússia adia por 2 anos lançamento de nave a Marte

21 set 2009 - 15h02
(atualizado às 15h07)
Compartilhar

A agência espacial russa (Roscosmos) adiou nesta segunda-feira por dois anos o lançamento da nave Fobos-Grunt a Marte, que deveria instalar uma estação automática em um satélite desse planeta. "Hoje, na reunião da Roscosmos, foi tomada a difícil decisão de adiar por dois anos o projeto Fobos-Grunt", assegurou Lev Zelinoy, diretor do Instituto de Pesquisas Cósmicas da Academia de Ciências russa, segundo a agência russa Interfax.

Dessa forma, acrescentou, a "'Fobos-Grunt' será lançada na próxima janela astronômica". "Queremos aumentar a confiabilidade da missão, reduzir os riscos e garantir o sucesso", afirmou. Segundo o plano inicial, o aparelho deveria partir em outubro a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), impulsionado por um foguete Zenit-2SB. e alcançar a órbita de Marte 11 meses depois.

Depois, em torno de abril de 2011, um módulo da nave russa aterrissaria em Fobos, a lua marciana - que segundo alguns cientistas foi um asteroide capturado pela força de gravidade de Marte -, para retornar à Terra em julho de 2012. Na lua de Marte ficaria funcionando durante longo tempo uma estação automática que averiguaria o espaço e o clima do planeta.

O projeto Fobos-Grunt permitiria ensaiar as principais tecnologias das futuras expedições a Marte, como a tomada de provas de terreno em condições de falta de gravidade e, sobretudo, a operação de aterrissagem. Além disso, as mostras recolhidas deveriam servir para compreender como se formaram os planetas do sistema solar.

Recentemente, a Roscosmos e a Agência Espacial Europeia (ESA) assinaram um acordo para empregar os centros europeus de acompanhamento a fim de guiar a "Fobos-Grunt".

EFE   
Compartilhar
Publicidade