PUBLICIDADE

Estudo: nebulosa favorita dos cientistas é "fábrica estelar"

28 ago 2009 - 11h55
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Uma nova imagem da nebulosa Trífida, divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), confirma porque este corpo cósmico é considerado o favorito para observações entre os astrônomos. Trífida é chamada pelos especialistas de "fábrica de estrelas massivas" devido à quantidade de estrelas densas que se formam em seu interior. As informações são do site Science Daily.

Nova imagem da nebulosa Trífida, berço de formação de estrelas massivas, foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul
Nova imagem da nebulosa Trífida, berço de formação de estrelas massivas, foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul
Foto: ESO / Divulgação

Além disso, ela é composta por uma rara combinação de três formas diferentes de nebulosas que intriga os cientistas: nebulosa de emissão, nebulosa de reflexão e nebulosa escura. O nome Trífida deriva do latim "trifidus", que significa "dividido em três - uma referência aos três lóbulos que compõem a nuvem gigante.

Trífida possui um diâmetro de quase 25 anos-luz e está localizada a milhares de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sagitário. A nebulosa apresenta de forma convincente as primeiras fases da vida de uma estrela, desde a gestação até o nascimento.

Trífida foi observada pela primeira vez pelo francês Charles Messier em junho de 1764. Porém, o nome atual foi dado pelo astrônomo inglês John Herschel 60 anos depois, quando ele observou que faixas de poeira cósmica parecem dividir a nebulosa em três lóbulos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade