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Autocontrole na 1ª infância indica habilidades matemáticas

25 jun 2009 - 11h33
(atualizado às 11h57)
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Pesquisadores descobriram que um teste comportamental simples e rápido para crianças que estão entrando no jardim de infância pode prever ganhos significativos em habilidades matemáticas ao longo dos anos.

Claire Cameron Ponitz, pesquisadora associada da Universidade da Virgínia, liderou um grupo que testou 343 crianças em tarefas que requisitavam que elas tocassem a cabeça, o ombro, os joelhos e os dedos do pé, mas desempenhando o oposto do comando oral (por exemplo, a reação correta para "toque os dedos do pé", seria tocar a cabeça).

Pontuações mais altas, escreveram os pesquisadores na edição de maio da revista Developmental Psychology, indicam uma capacidade maior de controlar e direcionar o próprio comportamento, uma habilidade essencial para o êxito no ambiente estruturado de uma aula no jardim de infância.

As crianças com pontuações mais altas no teste do outono americano obtiveram em geral pontuações mais altas em todas as áreas na primavera, mas mostraram ganhos significantes comparadas às outras crianças apenas em matemática, e não em alfabetização ou vocabulário.

O que os pais podem fazer?
"Nós sabemos que ter persistência e dar oportunidades às crianças de controlar seus próprios comportamentos as ajudam a desenvolver habilidades de autocontrole", disse Ponitz. "Jogos como 'luz vermelha, luz verde' ou a aplicação de conseqüências para as violações das regras da família são coisas que mostraram estar relacionadas ao autocontrole na primeira infância".

Tradução: Paulo Migliacci

The New York Times
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