Álcool leva 6 minutos para atingir o cérebro, diz pesquisa

19 jun 2009 - 11h27

Claudio R S Pucci

Que beber faz com que realizemos coisas inimagináveis, todo mundo está ciente, mas pesquisadores da Universidade de Heidelberg da Alemanha foram além nas suas pesquisas e descobriram a velocidade que o álcool na bebida leva para subir ao cérebro e lhe deixar não só mais corajoso e alegre mas com as funções motoras e reflexos prejudicados.

Quinze voluntários (oito homens e sete mulheres), deitados em mesas de ressonância magnética, consumiram por uma pipeta uma quantidade de álcool equivalente a três copos de cerveja ou dois de vinho. Em apenas seis minutos o nível de álcool no sangue já estava entre 0,05% a 0,06%, graduação que já prejudica a habilidade de dirigir, mas não causa induz a uma intoxicação.

Isso porque o cérebro passa a usar o açúcar contido no álcool como fonte de energia ao invés da tradicional glucose. Para os médicos, o resultado foi surpreendente. Além disso, não houve nenhuma diferença significativa nos resultados masculinos e femininos.

O pesquisador-chefe, Armin Biller, constatou que substâncias que protegem as células cerebrais, como a creatina, sofrem uma redução à medida que o nível de bebida sobe.

Em uma pessoa saudável, essas mudanças são totalmente reversíveis, mas para quem tem o hábito de fumar ou beber demasiadamente, o tempo de reparo dessas células acaba aumentando e, em longo prazo, o álcool pode levar a danos permanentes. É justamente neste ponto que Biller e sua equipe irão focar na continuidade de sua pesquisa. O estudo foi publicado no último número do Journal of Cerebral Blood Flow and Metabolism.

Fonte: Especial para Terra