Planta carnívora prospera se usada como banheiro

17 jun 2009 - 11h56

As plantas carnívoras tropicais estão entre as mais estranhas espécies do planeta, digerindo formigas e outros insetos que escorregam e caem em seus bojos. Mas a Nepenthes lowii, uma planta carnívora encontrada em Bornéu, é ainda mais estranha. Ela obtém sua nutrição não de insetos, mas de tupaias, roedores que vivem em árvores e utilizam as plantas carnívoras como banheiro.

Jonathan Moran, da Universidade Royal Roads, no Canadá, com Charles Clarke, da Universidade Monash, da Malásia, e colegas descrevem essa "nova estratégia de retenção de nitrogênio" em estudo publicado pela revista Biology Letters. Usando análise isotópica, estimam que as fezes de tupaias que se depositam no bojo da planta representem uma fonte significativa do nitrogênio que ela consome.

A N. lowii é encontrada em altitudes mais elevadas, onde formigas e outros insetos são menos abundantes, disse Moran, que estuda plantas carnívoras há duas décadas. Em seu estágio imaturo, a planta desenvolve um bojo posicionado perto do solo, e sobrevive com as poucas formigas disponíveis.

Mas quando madura a planta produz cúpulas com bojos elevados, e as tupaias visitam as plantas para comer o néctar que elas excretam, o que as deixa posicionadas sobre o bojo.

"A função dita a forma", afirma Moran. "Os bojos da planta parecem vasos sanitários, ainda que nós sejamos educados e não façamos essa afirmação no relatório".

The New York Times