PUBLICIDADE

Meditação ajuda a combater insônia, afirma estudo

9 jun 2009 - 22h29
(atualizado às 22h44)
Compartilhar

A meditação pode ser uma forma eficaz de tratamento contra a insônia, segundo pesquisa apresentada nesta terça-feira e no 23º congresso anual da Associação Profissional de Sociedades do Sono, nos Estados Unidos.

Os pacientes que meditam sentem melhoras na qualidade subjetiva do sono e em sua duração total, no tempo de adormecer, da vigília e no acordar.

O diretor do programa sobre a insônia do Memorial Hospital de Evanston, Ramadevi Gourineni, disse que este transtorno seria um problema de 24 horas diárias de "hiperatividade" com episódios elevados ao longo do dia.

No congresso foi apresentado um estudo que analisa os dados de 11 pacientes, de 25 a 45 anos, com problemas de insônia primária crônica.

Durante dois meses, eles foram divididos em dois grupos: um participou de Kriya Ioga (uma forma de meditação) e o outro recebeu educação para a saúde.

Gourineni explicou que os resultados do estudo afirmam que "ensinar técnicas de relaxamento profundo durante as horas do dia pode ajudar a melhorar o sono à noite".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade