Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 Música pode ajudar bebês prematuros, afirma estudo
04 de junho de 2009 14h18 atualizado às 14h27

Eric Nagourney

Direto de Nome da Cidade

Unidades hospitalares que tratam bebês prematuros costumam tocar música na crença de que isso possa ajudá-los a se recuperarem mais rápido e a se sentirem mais confortáveis. Agora, um novo estudo apresenta evidências de que isso pode funcionar.

Na publicação online Archives of Disease in Childhood, pesquisadores relatam que aparentemente a música reduz o nível de dor sentida pelos bebês. Ela também pode ajudá-los a fazer a transição para a alimentação oral, afirma o estudo.

Os pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, tiraram suas conclusões a partir da revisão de nove estudos que observaram taxas respiratórias, batimento cardíaco, níveis de oxigênio e de dor que os bebês pareciam estar sentindo. Outros estudos também investigaram se a música parecia acalmar bebês durante procedimentos dolorosos, como coleta de sangue.

Segundo os pesquisadores, embora os estudos não tenham estabelecido um caso específico para o uso da música, eles ofereceram provas preliminares de que ela poderia ajudar em algumas circunstâncias.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
The New York Times