Museu monta réplica de dinossauro carnívoro de 6 m no Rio

14 mai 2009 - 17h01

A primeira montagem do esqueleto de um dinossauro carnívoro de grande porte feita no País foi apresentada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A réplica, de quase 6 m, representa um Angaturama limai, que viveu há 110 milhões de anos no Nordeste do Brasil.

Réplica do Angaturama limai, que viveu há 110 milhões de anos no Nordeste, está exposto no Museu Nacional
Foto: Reuters

A réplica do Angaturama limai, cuja descoberta foi anunciada em 1996 por paleontólogos do Museu Nacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), faz parte da exposição "Dinossauros no Sertão", que também apresenta fósseis do animal.

"É muito raro encontrarmos no Brasil um material fóssil desta idade (110 milhões de anos) tão bem preservado e que nos dê tantas informações úteis para a pesquisa", disse o paleontólogo Alexander Kellner, um dos responsáveis pela descoberta. De acordo com os pesquisadores, esses dinossauros, os chamados espinossaurídeos, viveram durante o Cretáceo no Brasil e na África e se caracterizam pelo crânio longo, narinas na região média da cabeça (e não na ponta do focinho) e uma dentição semelhante a dos crocodilomorfos modernos.

No Brasil, eles ocuparam a região da Chapada do Araripe, um planalto localizado na divisa dos Estados de Ceará, Piauí e Pernambuco, disseram os pesquisadores em comunicado. Quando o Angaturama limai foi descrito em 1996, os pesquisadores contavam com cerca de 10% dos fósseis de um animal. Agora, os ossos preservados representam 60%, incluindo a pélvis, partes da coluna cervical, ossos das mãos e das pernas e partes do crânio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.