PUBLICIDADE

Água sanitária no banho pode atenuar eczema infantil

30 abr 2009 - 10h32
Compartilhar

O alívio para crianças que sofrem de eczema pode estar no armário da lavanderia. Pesquisadores afirmaram que adicionar uma pequena quantidade de água sanitária à água do banho de uma criança reduz significantemente os problemas associados à doença dermatológica.

O eczema é uma condição crônica que causa grande aflição às crianças, assim como faltas escolares. Em resposta à irritação e à coceira, as crianças se arranham até sua pele formar crostas e feridas.

Os pesquisadores tentaram usar água sanitária porque acreditavam que ela funcionaria contra a bactéria que desempenha um papel na doença, disse a autora sênior do estudo, doutora Amy S. Paller, da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern. (A autora líder é a doutora Jennifer T. Huan, agora na Universidade do Colorado, em Denver.) O eczema geralmente pode ser tratado com antibióticos, mas quanto mais estes são usados, mais contribuem para o problema de resistência à bactéria.

Para o estudo, que aparece no periódico Pediatrics, pesquisadores separaram dois grupos de crianças com eczema, entre seis meses e 17 anos, e pediram que elas tomassem banho ou em água comum ou em água com cerca de meia xícara de água sanitária.

O estudo encontrou grandes avanços entre as crianças que tomaram banho com o produto, mas apenas no corpo, não no rosto, já que não elas não mergulharam suas cabeças. Crianças que tomam os banhos devem fechar olhos e bocas e também mergulhar suas cabeças na água, disseram os pesquisadores.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
Compartilhar
Publicidade