PUBLICIDADE

China construirá novo centro de criação de pandas gigantes

19 abr 2009 - 23h39
Compartilhar

A China iniciará a construção de um novo centro de criação de pandas gigantes no próximo mês de maio, com o objetivo de substituir o habitat natural destes animais destruído pelo terremoto de Sichuan, que sacudiu a zona em maio de 2008, informaram fontes locais.

O novo Centro de Proteção e Pesquisa de Pandas Gigantes da China se localizará na área de Huangcaoping, há 10kms do centro anterior, dentro da Reserva Natural de Wolong, gravemente afetada pelo forte sismo, disse Huang Jianhua, diretor do comitê do Partido da Administração da Reserva Natural.

O novo centro inclui 25 projetos com fundos oferecidos pela Região Administrativa Especial de Hong Kong, no valor de 1,3 bilhão de yuans (US$ 190 milhões), assim como 19 projetos financiados pela Administração dos Recursos Florestais do Estado, com um investimento total de 270 milhões de yuans (US$ 39,5 milhões).

Depois do tremor, a maioria dos animais da reserva foi transferida à base de criação Bifengxia, da cidade de Ya'an, e a parques zoológicos próximos. Apenas seis pandas, de 18 meses de idade, vivem agora nas casas pré-fabricadas da reserva.

Ao mesmo tempo, iniciará, em breve, a construção de um centro de controle e prevenção de doenças para pandas em Dujiangyan, cidade próxima a Chengdu, capital provincial de Sichuan, que deverá ser completado em 2010. Na China há 1.590 pandas gigantes selvagens, principalmente nas províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu (noroeste). Outros 180 exemplares vivem em centros de criação chineses.

Fonte: Agência Xinhua
Compartilhar
Publicidade