Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 Dose diária de álcool pode ser bom para saúde, diz estudo
02 de abril de 2009 12h54 atualizado às 13h03

Para pessoas acima de 55 anos, um drinque alcoólico por dia reduz o risco de morrer, descobriu um novo estudo - mas um drinque ou menos por semana não faz diferença.

Muitos estudos descobriram benefícios à saúde no consumo moderado de álcool, mas os efeitos são incertos, já que pessoas que bebem moderadamente tendem a ser saudáveis desde o princípio.

Mas esse esperado estudo, na edição de março da publicação especializada The Journal of the American Geriatrics Society, envolveu mais de 12 mil pessoas, acompanhadas durante quatro anos e controladas por fatores como sexo, raça, fumante, obesidade, câncer, doença cardíaca, ataque do coração recente, angina, atividade física e status sócio-econômico.

Após todas essas variáveis terem sido consideradas, o consumo de álcool moderado foi associado com uma redução de 28% no risco de mortalidade em comparação aos que não bebem. Mas não houve vantagem em beber um drinque ou menos por semana, e aqueles que bebem mais de três doses por dia aumentaram seu risco em 11%.

O doutor Sei J. Lee, autor-líder e geriatra do Centro Médico do Departamento de Assuntos de Veteranos de Guerra em São Francisco, disse que ele não tinha condições de sugerir a pessoas que não bebem que começassem com a bebida, e que o estudo apóia as diretrizes do governo americano para o consumo de álcool.

"Existem outras coisas que se pode fazer que sabemos que vão ajudar e têm menor chance de serem prejudiciais, como fazer mais exercícios", disse.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
The New York Times