PUBLICIDADE

Descoberto fóssil de mamute em plena Los Angeles

18 fev 2009 - 17h11
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

O esqueleto quase completo de um mamute foi descoberto em plena cidade de Los Angeles, anunciaram paleontólogos nesta quarta-feira. Batizado de "Zed", o mamute, com presas de 3 m de comprimento, faz parte de uma série de dezenas de milhares de fósseis encontrados na escavação de um terreno perto de La Brea.

A pélvis do mamute foi encontrada junto do esqueleto quase completo em um terreno perto de La Brea
A pélvis do mamute foi encontrada junto do esqueleto quase completo em um terreno perto de La Brea
Foto: AFP

No mesmo lugar, cientistas encontraram troncos de árvore, tartarugas, serpentes, conchas, peixes e até folhas de carvalho preservadas em areia mesclada com hidrocarbonetos.

Estes fósseis "nos dão a oportunidade de obter uma fotografia detalhada do que foi a vida entre os anos 10 mil e 40 mil antes de nossa era, assinalou John Harris, curador do museu que abriga os fósseis descobertos em La Brea. Segundo o cientista, este local representa "uma biblioteca de como foi a vida no pleistoceno".

Único no mundo em ambiente urbano, La Brea é resultado de um fenômeno natural de afloramento de hidrocarbonetos, onde caíram numerosos animais, muito antes de que a zona estivesse no meio da segunda cidade dos Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade