PUBLICIDADE

Descoberto navio de guerra britânico do século XVIII

2 fev 2009 - 00h03
(atualizado às 13h20)
Compartilhar

A empresa americana Odyssey descobriu os restos do histórico "HMS Victory", navio de guerra britânico que afundou no Canal da Mancha em 1744, segundo informou a imprensa da Inglaterra. A famosa embarcação naufragou durante uma tempestade, enquanto retornava da Espanha, matando todos os 1.150 tripulantes. As informações são da agência AFP.

Restos do "HMS Victory", histórico navio de guerra britânico, foram descobertos no Canal da Mancha
Restos do "HMS Victory", histórico navio de guerra britânico, foram descobertos no Canal da Mancha
Foto: AP

O navio que substituiu o "HMS Victory", de modelo semelhante e que recebeu o mesmo nome, foi o utilizado pelo almirante britânico Horatio Nelson para vencer as forças franco-espanholas na batalha de Trafalgar, em 1805. A vitória trouxe soberania marinha à coroa britânica por quase um século.

"Os pesquisadores acreditam ter encontrado os restos de um dos mais prestigiados veleiros britânicos de todos os tempos", escreveu o Sunday Times, citando que a empresa americana vai fazer o anúncio oficial da descoberta nesta segunda-feira. O primeiro "HMS Victory" carregava 100 canhões de bronze que atualmente podem valer em torno de 22.709 euros cada um (US$ 29.106), noticiou o The Observer.

"Sabemos que a Odyssey localizou os restos de um navio de guerra inglês que eles acreditam que seja do 'HMS Victory'", afirmou hoje um porta-voz do Ministério de Defesa britânico. Segundo o porta-voz, se for realmente uma embarcação britânica, estará protegida pela soberania da nação e nenhuma ação com fins comerciais poderá ser feita sem o consentimento oficial do Reino Unido.

O site do diário espanhol El Pais, informou que a empresa americana tomou a precaução de firmar um acordo com o governo britânico para explorar o Canal da Mancha e compartilhar os descobrimentos arqueológicos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade