PUBLICIDADE

Mulheres têm pesadelos e homens sonham com sexo, diz estudo

1 fev 2009 - 09h45
Compartilhar

Durante o sono, enquanto os sonhos femininos tendem a ser tensos, os pensamentos masculinos são bem diferentes, geralmente ligados ao sexo. É o que aponta a pesquisa de doutorado de uma psicóloga britânica que estudou se haviam diferenças entre os sonhos de homens e mulheres e quais seriam elas. As informações são do site Live Science.

Diferente das mulheres, os homens sonham muito mais com referências eróticas, como o próprio ato sexual
Diferente das mulheres, os homens sonham muito mais com referências eróticas, como o próprio ato sexual
Foto: Getty Images

"A minha conclusão mais importante é que as mulheres, em geral, têm mais pesadelos do que os homens", disse Jennie Parker, pesquisadora da Universidade do Oeste da Inglaterra. Autora do estudo, Jennie ouviu relatos de 100 mulheres e 93 homens, com idades entre 18 e 25 anos, para verificar se eles tinham sonhos distintos.

A especialista não apenas atestou a disparidade onírica entre os sexos, como também listou os assuntos mais sonhados. No caso das mulheres, o sono é permeado pela "vivência" de histórias relacionadas à perda de um ente querido, uma perseguição ou ameaça - em situações de risco de vida - e sonhos de situações diversas, confusas, com enredos sem conexão entre si.

Segundo a pesquisadora, isso refletiria a tendência feminina a relacionar os sonhos com experiências de vida. Já os homens, de acordo com os relatos dados à cientista, citaram mais lembranças vinculadas ao sexo em seus sonhos. DIferente das mulheres, eles disseram sonhar numa freqüência muito maior com referências eróticas, como o ato sexual propriamente dito.

No caso delas, poucas mulheres citaram ter sonhos eróticos, mas, ainda assim, numa escala e intensidade muito menor do que a relatada pelo homens. Na experiência de sonho delas, haveria apenas leves trocas de beijos e carícias, enquanto eles teriam o sono estimulado por pensamentos mais picantes.

A explicação para estas variações, acredita Jennie, estaria relacionada ao fato de as mulheres serem mais contidas com sua sexualidade e absorverem mais experiências negativas e problemas ao longo do dia, o que seria refletido nessa lembranças "trazidas" pela mente até a hora de dormir.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade