Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 Fóssil de dinossauro carnívoro gigante é descoberto
17 de dezembro de 2008 17h46 atualizado às 18h41

Comentários
 

Uma nova espécie de dinossauro carnívoro descoberto na província de Rio Negro, no norte da Patagônia argentina, em rochas de 70 milhões de anos, foi apresentado nesta quarta-feira no Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires.

» Descobertas novas espécies de dinossauro no Saara
» Achadas pegadas mais antigas do mundo
» Pegadas de dinossauro tem 240 mi de anos
» Velociraptor: achadas primeiras pegadas na Europa

O exemplar foi encontrado graças a uma exploração financiada pela prestigiada National Geographic Society, coordenada pelo paleontólogo Fernando Novas, que fez a apresentação do fóssil à imprensa. O anúncio da descoberta coincide com a publicação de um artigo científico na revista Proceedings of the Royal Society of London.

Os restos do dinossauro, batizado "Austroraptor cabazai", foi descoberto no Baixo de Santa Rosa, onde já haviam sido documentados ossos de grupos de dinossauros herbívoros.

A importância da nova espécie é proporcional a seu tamanho, já que o "Austroraptor cabazai" é um dos maiores raptors já catalogados em todo o mundo. Além disso, a espécie é um dos últimos dinossauros que habitaram a Patagônia, poucos milhões de anos antes da grande extinção do fim do período Cretáceo.

O "Austroraptor cabazai" media cerca de cinco metros de altura, apresentava braços proporcionalmente curtos e possuía um crânio achatado e largo, com uma mandíbula de dentes pontiagudos. Uma cópia em resina de poliéster do esqueleto reconstruído da nova espécie de réptil pré-histórico passará a fazer parte de uma exposição de dinossauros argentinos, que será montada na Europa em 2009, informou a nota oficial.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.