inclusão de arquivo javascript

 
 

Saturno pode ser visto hoje a olho nu

02 de janeiro de 2004 03h32 atualizado às 07h07

Reflexo da luz do sol nos anéis deixa o planeta mais brilhante.. Foto: AP

Reflexo da luz do sol nos anéis deixa o planeta mais brilhante.
Foto: AP

Um dos planetas mais atraentes pode ser observado hoje. Apesar de o melhor dia para visualizar Saturno e seus anéis ter sido na passagem de ano, ainda é possível conferir as peculiaridades do sexto astro mais afastado do sol, que encontra-se à uma distância da Terra que se repete a cada 30 anos.

O astrônomo e coordenador do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais, na Serra da Piedade, Renato Las Casas, explicou que, a olho nu, Saturno se assemelha à uma estrela bem brilhante no céu de cor amarelada.

A posição correta é a 40 graus ao Norte, às 0h08. Como estamos no horário de verão, o ideal é permanecer mais tempo acordado para observá-lo à 1h08. O marcador ideal é onde o Sol se põe. O Norte vai estar do lado direito. "Se a pessoa tiver dúvidas, basta lembrar que os planetas não cintilam como as estrelas, a luz é fixa", disse Las Casas.

Las Casas ressaltou que os anéis e suas inclinações estão em posições boas para serem observados - 25 graus. "Isso significa que ele está perto da máxima inclinação para ver os anéis de Saturno, o que aumenta a beleza da visão". O astrônomo comenta que as pessoas que o conhecem pela primeira vez, pelo telescópico, parecem não acreditar no espetáculo, tamanha maravilha.

O ano de 2004 será decisivo para conhecer mais sobre Saturno. A nave espacial Cassini-Huygens, em órbita desde 1997, chegará no planeta em junho. Outras naves já estiveram em Saturno - a Pioneer 11 e os Voyagers - mas elas apenas sobrevoaram por ele, tirando algumas rápidas fotografias. Quando Cassino alcançar o planeta, ficará lá por pelo menos quatro anos.

Redação Terra