inclusão de arquivo javascript

 
 

Vôo especial acompanhará eclipse solar no domingo

21 de novembro de 2003 15h09

Um grupo de 75 turistas e cientistas poderá acompanhar um eclipse solar a mais de 12 mil metros de altura sobre o Pólo Sul, em um vôo especial da companhia aérea Lan Chile. O fenômeno ocorrerá no próximo domingo.

Esta será a primeira vez que o fenômeno poderá ser acompanhado nestas condições nessa área do mundo. O vôo será realizado em um Airbus A-340 e terá a duração total de 13 horas, com partida e chegada da cidade de Punta Arenas, a 2,4 mil quilômetros ao sul de Santiago.

Os viajantes poderão ver o eclipse a aproximadamente 12,6 mil metros. A linha aérea dispôs um guia especializado na área Antártica, sua geografia, flora e fauna, para acompanhar os 75 passageiros que reservaram sua passagem, entre os quais estão astrônomos e cientistas que estudarão o eclipse.

Este fenômeno chamou a atenção do mundo científico já que se trata de um eclipse total do Sol e acontece pela primeira vez na região Antártica nos últimos cem anos. Por um minuto e 57 segundos a Lua ficará entre a Terra e o Sol projetando um cone de sombra que terá a largura aproximada de 500 quilômetros.

A fase total começará ao sul do oceano Índico, metade do caminho entre a África do Sul e a Austrália, às 20h22 de Brasília e acabará na Costa Princess Astrid, às 21h15.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.