PUBLICIDADE

Nobel: prêmio mais prestigiado do mundo será entregue amanhã

Semana dos Nobel termina amanhã com entrega de premiações

9 dez 2011 - 09h05
(atualizado às 09h16)
Compartilhar

Dez homens e três mulheres recebem no sábado o prêmio mais prestigiado do mundo por sua contribuição ao conhecimento e ao espírito humano: os Prêmios Nobel, um dos quais será entregue a título póstumo. A chamada semana dos Nobel em Estocolmo inclui um amplo programa de leituras e debates com os agraciados e que terminará com a cerimônia de entrega (com exceção do Nobel da Paz, realizado em Oslo).

Confira quais são as 10 instituições mais premiadas no mundo

Este ano, por causa de um incerto panorama econômico no Velho Continente, o Nobel de Economia buscou respostas do outro lado do Atlântico, ao premiar os americanos Thomas Sargent e Christopher Sims por "suas pesquisas empíricas sobre as causas e efeitos na macroeconomia".

O sistema imunológico foi estudado nos trabalhos de Bruce Beutler e Jules Hoffmann sobre "a ativação da imunidade inata", e de Ralph Steinman, que descobriu "a célula dendrítica e seu papel na imunidade adaptativa", o que rendeu o Nobel de Medicina. Entretanto, o prêmio de medicina entrará na memória popular por ser concedido a título póstumo. Steinman morreu três dias antes de ser divulgada a decisão da Academia, que foi mantida já que a morte só foi conhecida após o resultado.

As premiadas com o Nobel da Paz esbanjam humanidade e determinação. A presidente liberiana, Ellen Johnson-Sirleaf, e as ativistas Leymah Gbowee, da Libéria, e Tawakul Karman, do Iêmen, foram destaque por "sua luta pacífica pela segurança da mulher e pelos direitos das mulheres de participar totalmente na construção da paz".

O Nobel de Química foi concedido a um descobrimento "impossível", ou pelo menos assim considerado pela comunidade científica. O químico israelense Dan Shechtman lutou para que a existência dos "quasicristais" fosse reconhecida, o que transformou a forma de conceber a matéria sólida.

Uma atividade tão antiga quanto o homem, olhar a céu na busca de respostas valeu o Nobel de Física aos astrônomos americanos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, pelo "descobrimento da expansão acelerada do Universo através da observação de supernovas distantes".

Já a poesia ganhou espaço na figura do sueco Tomas Tranströmer, agraciado com o Nobel de Literatura por sua obra austera e concreta que "oferece imagens densas e diáfanas" além de uma "nova via de acesso ao real". Tranströmer, que em 1990 sofreu um derrame cerebral que reduziu sua fala e mobilidade, mostra em sua obra o interesse pela natureza, a música, os sonhos e o gosto pelas metáforas claras e expressivas.

Sobre o Prêmio Nobel

A premiação é concedida por méritos e até agora já foi dada 817 vezes a indivíduos e 23, a organizações. Pouquíssimos ganharam mais de uma vez - no total, foram 813 pessoas e 20 entidades.

Quando a organização entende que não há casos dignos de serem premiados, a honraria simplesmente não é entregue. O Nobel da Paz, por exemplo, já ficou sem vencedor em 20 ocasiões, especialmente nos períodos da 1ª e da 2ª Guerra Mundial. Já o prêmio de Ciência Econômicas foi concedido todos os anos desde que foi criado pelo banco central da Suécia, em 1968.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade