PUBLICIDADE

Nobel de Química premia estudo sobre correção natural do DNA

7 out 2015 - 08h26
Compartilhar
Exibir comentários

Tomas Lindhal, Paul Modrich e Azizi Sancar mapearam os mecanismos que monitoram e reparam o genoma celular. A descoberta levou ao desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer.

Os cientistas da Suécia, Tomas Lindahl, dos Estados Unidos, Paul Modrich, e da Turquia, Aziz Sancar, foram agraciados nesta quarta-feira (07/10) com o Prêmio Nobel de Química. Os três pesquisadores receberam a condecoração pelo "estudo sobre os mecanismos de reparo do DNA".

A Real Academia Sueca de Ciências, responsável pela mais renomada premiação acadêmica do mundo, afirmou que o trabalho dos três cientistas "tem fornecido um conhecimento fundamental sobre o funcionamento de uma célula viva". As suas descobertas levaram ao desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer, disse o comitê do Nobel.

Milhares de mudanças espontâneas ocorrem diariamente no genoma de uma célula, e radiação, radicais livres e substâncias cancerígenas também podem danificar o DNA. Para impedir a desintegração do material genético, uma série de sistemas moleculares monitora e repara o DNA constantemente. Os três cientistas mapearam esses processos.

Lindahl, de 77 anos, é líder emérito do grupo de pesquisa do Instituto Francis Crick e diretor emérito do Cancer Research UK no Laboratório Clare Hall, no Reino Unido. Modrich, nascido em 1946, é pesquisador no Instituto Médico Howard Hughes e professor na Escola de Medicina da Universidade de Duke, em Durham, na Carolina do Norte. Sancar, de 69 anos, é professor na Escola de Medicina na Universidade da Carolina do Norte.

O prêmio de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 3,7 milhões de reais) será entregue juntamente aos outros vencedores do Nobel no dia 10 de dezembro – data do aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel, em 1896.

Na área da medicina, o prêmio deste ano foi para cientistas de Japão, EUA e China, que descobriram drogas para combater a malária e outras doenças tropicais. Cientistas japoneses e canadenses ganharam o Nobel da Física pela descoberta de que as minúsculas partículas chamadas de neutrinos possuem massa.

Nesta quinta-feira será anunciado o vencedor do Nobel de Literatura e o da Paz, na sexta-feira. O vencedor do Nobel de Economia será divulgado na próxima segunda-feira.

PV/ap/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade