PUBLICIDADE

Ásia

Nepal celebra 60 anos da conquista do Everest

29 mai 2013 - 06h40
(atualizado às 09h54)
Compartilhar

O Nepal celebra nesta quarta-feira os 60 anos da primeira escalada ao Everest, ao recordar os dois primeiros alpinistas a atingir o topo do mundo, uma festa de quatro dias batizada de "Jubileu de diamante do Everest".

Os quatro dias de comemorações terminarão com uma festa no antigo palácio real de Katmandu em homenagem aos dois primeiros homens que alcançaram o pico da maior montanha do mundo (8.848 m), o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay.

A neta de Hillary e uma sobrinha, o famoso alpinista italiano Reinhold Messner, o neto de Norgay, Tashi Tenzing, e o último membro da expedição de 1953 ainda vivo, Kancha Sherpa, desfilaram pela capital nepalesa.

Em 1953, a expedição britânica de Hillary e Norgay mudou para sempre o alpinismo mundial e colocou seus nomes na história.

"Hillary e Tenzing eram estrellas do rock nos anos 1950 e 1960", afirmou à AFP o filho do neozelandês, Peter Hillary.

"O mais importante de 1953 é que partiam para o desconhecido", disse.

Aos 81 anos, Kancha Sherpa ainda recorda uma expedição difícil com final feliz, mas lamenta que a glória não tenha sido melhor dividida.

"Todo mundo soube que Tenzing e Hillary conquistaram o Everest, mas ninguém sabe até que ponto trabalhamos duro ao longo de todo o caminho", disse.

A expedição durou dois meses e mobilizou mais de 300 pessoas que transportaram oito toneladas de material.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade