PUBLICIDADE

Nave com americano e dois russos decola para a estação espacial

14 nov 2011 - 08h22
Compartilhar

Três astronautas decolaram nesta segunda-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), num momento em que a Rússia tenta restaurar a confiança em seu programa espacial após o recente acidente de uma nave de carga e de alguns lançamentos malsucedidos.

A decolagem ocorreu às 4h14 (2h14, horário de Brasília) e foi a primeira desde julho, quando a Nasa encerrou seu programa de ônibus espaciais de 30 anos, anunciando um intervalo de alguns anos. Durante esse intervalo, as 16 nações que estão investindo 100 bilhões de dólares na estação espacial dependerão integralmente de membros da tripulação russos.

"A nave espacial atingiu a órbita", disse o engenheiro de voo Anton Shkaplerov em uma mensagem de rádio à central de Controle da Missão, em um subúrbio no norte de Moscou. Houve aplausos quando a tripulação deu o sinal de "positivo" para as câmeras a bordo da nave.

A missão, programada inicialmente para setembro, foi adiada por conta de temores de segurança, depois que a aeronave russa não-tripulada Progress, transportando mantimentos para os astronautas, se rompeu na atmosfera em agosto, em um dos piores erros espaciais cometidos pela Rússia em décadas.

O astronauta veterano da Nasa Daniel Burbank está fazendo sua primeira viagem a bordo da nave espacial Soyuz, que partiu da plataforma de lançamento russa em Baikonur, no Cazaquistão, enquanto os cosmonautas Shkaplerov e Anatoly Ivanishin estão fazendo sua viagem de estreia.

A tripulação rejeitou as preocupações com a segurança antes da decolagem, que deixou um rastro flamejante e laranja no céu das estepes do Cazaquistão.

"Não temos nenhum pensamento negativo. Temos fé em nosso equipamento", disse Shkaplerov antes do lançamento, segundo agências de notícias russas.

Em um relato feito ao Controle da Missão após a decolagem, ele disse que a tripulação estava "se sentindo bem". Um pequeno pássaro de pelúcia inspirado no aplicativo de celular Angry Birds, mascote que Shkaplerov recebeu de sua filha de 5 anos, flutuava acima da tripulação.

"Exceto o mau tempo em Baikonur, tudo ocorreu extremamente bem", disse Vladimir Solovyov, chefe de lançamentos para o segmento russo da estação espacial, a jornalistas no Controle da Missão.

Depois de uma viagem de dois dias a bordo da cápsula Soyuz TMA-22, a tripulação irá ancorar na estação espacial em 16 de novembro, se encontrando brevemente com o comandante Mike Fossum, da Nasa, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Sergei Volkov.

Qualquer problema em chegar à ISS deixaria a estação espacial vazia pela primeira vez em mais de uma década depois que os três tripulantes retornarem à Terra no final do mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade