PUBLICIDADE

Nascimento de tubarão-zebra é filmado pela primeira vez

7 ago 2013 - 16h04
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O nascimento de um tubarão-zebra, incomum em cativeiro, foi filmado pela primeira vez, anunciou esta quarta-feira o aquário Oceanópolis de Brest (oeste da França). Pela primeira vez na Europa, um tubarão-zebra se reproduziu em cativeiro, e deu à luz após 10 de julho três filhotes.

Após a primeira eclosão, os tratadores do aquário reforçaram a vigilância para poder observar o momento fugaz do nascimento de um bebê tubarão. "Foi preciso mais de vinte noites de vigília para finalmente captar este instante excepcional jamais filmado desta espécie de tubarão", informou o parque em um comunicado.

O segundo filhote nasceu em 30 de julho e o terceiro em 3 de agosto. Outros dois ovos ainda devem eclodir. O vídeo da eclosão do pequeno tubarão está disponível no site do parque.

As imagens capturadas servirão para fazer um documentário - coproduzido por uma dezena de aquários públicos franceses -, que será apresentado durante o Festival do Filme de Aventura Oceanográfica no Oceanópolis, entre 20 de outubro e 1º de novembro.

Os tubarões-zebra, cujos machos podem medir mais de três metros, são ovíparos.

Durante cinco meses, o embrião se desenvolve no interior de um ovo, com cerca de 20 centímetros de comprimento, tendo que romper o invólucro para sair.

Inofensivo para o homem, o tubarão-zebra não corre risco de extinção, mas é vulnerável em razão da sobrepesca e especialmente do comércio de barbatanas, que têm como destino o mercado asiático.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade