PUBLICIDADE

Nascem os primeiros gêmeos de panda nos EUA em 26 anos

17 jul 2013 - 14h55
(atualizado às 15h57)
Compartilhar

Lun Lun, uma panda gigante de 15 anos, deu à luz a gêmeos no zoológico de Atlanta (sudeste), os primeiros desta espécie nascidos nos Estados Unidos desde 1987, informou a instituição nesta quarta-feira.

O panda gigante teve os filhotes segunda-feira, 15 de julho, à tarde.

Os gêmeos foram concebidos por meio de inseminação artificial, e apesar de estarem em bom estado de saúde, ainda correm risco de morrer nesses primeiros meses de vida, indicou o jardim zoológico, em um comunicado .

Lun Lun, descrita como uma mãe experiente e capaz por veterinários, lida com o cansaço e o estresse de um nascimento múltiplo, incomum para a espécie.

"Se necessário, os veterinários encarregados de seus cuidados vão ajudar Lun Lun a cuidar dos filhotes, porque normalmente as mães pandas cuidam de apenas um quando têm gêmeos", indicou o comunicado.

Lun Lun é descrita como uma mãe fantástica, mas devido ao estresse tem tido um comportamento agressivo com seus filhotes, por isso os veterinários estão alimentando os recém-nascidos com leite em pó.

De fato, quando nascem gêmeos na natureza geralmente apenas um sobrevive. Os gêmeos de pandas gigantes têm sobrevivido em zoológicos na China e no exterior graças à rotação de cada um dos filhotes com a mãe nos primeiros meses de vida.

O zoológico de Atlanta estima que os visitantes poderão ver estes novos pandas em três meses.

O pai dos filhotes, Yang Yang, de 15 anos, e suas outras crias com Lun Lun - Xi Lan, de quatro anos, e Po, de dois e que também foram concebidos por inseminação artificial -, vão continuar em exibição.

A família constitui uma das maiores atrações deste zoológico de Atlanta, que com os gêmeos já viu cinco pandas nascerem.

O zoológico postou em sua página na internet detalhes da gravidez de Lun Lun e o desenvolvimento dos novos membros. Fotos, imagens de ultrassonografia e outras explicações dos veterinários estão disponíveis em www.zooatlanta.org/pandacam.

Estima-se que existem menos de 1.600 pandas gigantes vivendo na natureza em diferentes reservas naturais da China.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade