PUBLICIDADE

Nasa começa a monitorar asteroide que se aproxima da Terra

7 nov 2011 - 09h14
(atualizado às 10h30)
Compartilhar

A Nasa começou a monitorar no domingo o asteroide 2005 YU55, que passará a uma pequena distância da Terra na terça-feira, ainda que não exista risco de colisão, garante a agência espacial americana. O asteroide com cerca de 400 m de diâmetro passará a 324 mil km da Terra, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil km.

Cientistas estão dedicando quatro horas diárias às observações do asteroide, a partir de seu centro na Califórnia, Estados Unidos. Na terça-feira, dia da maior aporximação do asteroide da Terra, também um observatório em Porto Rico será ativado.

Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora este asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.

Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

Nasa divulga imagem de asteroide que se aproxima da Terra:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade