PUBLICIDADE

Nasa adia teste da nave Orion por falha mecânica

O lançamento foi cancelado às 9h35 para economizar as baterias da aeronave

4 dez 2014 - 12h52
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Teste da aeronave Orion foi cancelado e adiado por uma falha no núcleo de válvula do tanque de hidrogênio
Teste da aeronave Orion foi cancelado e adiado por uma falha no núcleo de válvula do tanque de hidrogênio
Foto: NASA / Divulgação

A próxima geração de naves espaciais da Nasa, da série Orion, faria seu primeiro voo nesta quinta-feira, partindo da base de lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida, mas o lançamento foi cancelado. Segundo a agência, uma falha mecânica foi o que manteve a nave em terra. Uma nova tentativa será feita na sexta-feira.

O voo do foguete, designado como Exploration Flight Test-1 (EFT-1), seria sem tripulação e duraria 4 horas e 50 minutos, para então cair no Oceano Pacífico a 965 km da cidade mais próxima, San Diego, na Califórnia.

Em seu primeiro teste, a Orion deveria atingir 5793 km de altura.

O projeto é considerado chave para a agência espacial americana e seu o projeto de viagem à Marte, uma missão muito mais arriscada e longa que as viagens do projeto Apollo para a Lua, realizados em meados da década de 1960 e 1970.

O plano é que a partir de 2025, astronautas sejam enviados a asteroides localizados entre a Terra e Marte, e que, em 2030, a Orion leve as pessoas ao “planeta vermelho”.

Problemas na Orion

Por volta das 8h26 na costa leste americana (11h26 no horário oficial de verão do Brasília), a Nasa afirmou na transmissão que estava avaliando uma falha no núcleo da válvula do tanque de hidrogênio.

Até 9h00 o cronograma original estava com atraso de duas horas e a janela de lançamento se encerraria 39 minutos depois. Às 9h07 a falha foi estabilizada e os testes finais na válvula foram realizados. A janela de lançamento então foi ampliada de 9h39 para as 9h44.

Mesmo com a falha resolvida e a janela de lançamento do Orion aumentada, o lançamento foi cancelado às 9h35 para economizar as baterias da aeronave.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade