PUBLICIDADE

Não-alinhados e China consideram COP-15 "antidemocrática"

14 dez 2009 - 18h54
(atualizado às 19h13)
Compartilhar

Países não-alinhados e a China denunciaram nesta segunda-feira que o processo de negociações no seio da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) se desenvolve de forma "antidemocrática" e "pouco transparente".

Climate Go Green INFO 5
Climate Go Green INFO 5
Foto: Reuters

Um porta-voz desse grupo criticou o fato de que a Presidência dinamarquesa da conferência esteja "negociando" com aproximadamente 50 ministro do Meio Ambiente que foram no fim de semana a Copenhague e tenha deixado outros 140 países fora do processo, cujos titulares ainda não estão na cidade.

"Nunca na história das cúpulas de mudanças climáticas da ONU os ministros negociaram", lamentou a porta-voz, que apontou que não quer "culpar ninguém", mas insistiu em que o processo é "restritivo" e deixa fora os países em vias de desenvolvimento, algo que jamais se ouviu falar em um fórum como este.

No entanto, afirmou que os países "não abandonarão as negociações" e seguirão "tentando conseguir o acordo mais equitativo possível", apesar de a "substância das negociações estar sendo superada por processos antidemocráticos e não transparentes".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade